Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

WORMWORLD SAGA # 1

1 dezembro 2011

WORMWORLD SAGA # 1

Editora: HQ Online

Autor: Daniel Lieske (roteiro e desenhos).

Preço: gratuita

Número de páginas: as artes não são dispostas em páginas tradicionais

Data de lançamento: Dezembro de 2010

 

Sinopse

O jovem Jonas é uma criança sonhadora, sem grande sucesso acadêmico. Durante o verão na fazenda da família, memórias ajudam desvendar um segredo que pode mudar sua vida para sempre.

Positivo/Negativo

Scott McCloud acredita que as HQs têm um potencial infinito no mundo digital. Dentre várias ponderações, o autor de Desvendando os quadrinhos aposta que o formato das páginas impressas é restritivo e, no ambiente digital, tem-se a oportunidade de uma tela infinita (infinite canvas) que servirá de suporte para as novas histórias.

Quanto teorizou isso, a maioria dos quadrinhos online se mantinham presas aos formatos de papel. Os de maior sucesso eram histórias vetoriais, que conseguiam transformar cada tela em uma página, independentemente do tamanho do monitor de computador, como os Combo Rangers, de Fábio Yabu. O próprio McCloud ousava nas suas HQs eletrônicas, pavimentando o caminho para o que estava por vir.

O formato deste Wormworld Saga, de Daniel Lieske, é a exata definição da tela infinita de McCloud. A história é feita para ser lida em uma constante ininterrupta, descendo a barra de rolagem de seu navegador, com um quadrinho se emendando no outro, sem as interrupções naturais das páginas de uma revista.

Para manter essa proposta, o autor usa os requadros para demarcar as unidades narrativas, intercalados com longos painéis, que se entrelaçam num belo visual.

A diagramação genial não seria nada se a arte de Lieske não fosse extremamente competente. Os leitores são brindados com um traço muito bonito, feito com uma técnica excelente de pintura digital. Visualmente, o resultado é arrasador.

A arte chama muito a atenção, tanto que o leitor quase se esquece do roteiro, que não é tão brilhante, mas cumpre perfeitamente seu papel: apresenta o protagonista Jonas, seu pai e seus avós, a relação entre eles; mostra a fobia e os gostos do menino; e cria uma enorme expectativa pelos próximos capítulos. Trata-se de uma narrativa juvenil por excelência, mas pode ser apreciada por diversos públicos.

Além da qualidade técnica e artística, a HQ ainda se destaca por outros motivos. Primeiro, a maneira como o autor conseguiu viabilizá-la. Quem quiser, pode doar qualquer quantia via paypal e ganha o nome nos agradecimentos.

Há também um batalhão de fãs em uma força-tarefa para divulgar e traduzir a história em diversos idiomas (há até uma versão em português do Brasil), com o intuito de ajudar o autor para que ele consiga manter a trama em andamento.

Tudo isso vem surtindo efeito. O número de "likes" que Wormworld Saga tem no Facebook é imenso e Lieske promete para breve o segundo capítulo.

Se você ainda não leu, vale a pena. E, para isso, basta clicar aqui.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA