X-MEN # 43
Título: X-MEN # 43 (Panini
Comics) - Revista mensal
Autores: Os Fabulosos X-Men - Chuck Austen (roteiro) e Salvador Larocca (desenhos);
Sábia - Tony Lee (roteiro) e Ben & Ray Lai (arte);
Jubileu - Robert Kirkman (roteiro) e Takeshi Miyazawa (arte);
Novos Mutantes - Nunzio Defilippis, Christina Weir (argumento) e Carlo Barberi; (desenhos);
Novos X-Men - Grant Morrison (roteiro) e Marc Silvestri (desenhos).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Julho de 2005
Sinopse: Os Fabulosos X-Men tentam impedir que o amor proibido entre Júlia e Josh acabe em tragédia.
Novos Mutantes - Rahne recuperou seus poderes lupinos, mas a que custo?
Novos X-Men - A conclusão de Ecos do Amanhã e o início de uma nova lenda.
E uma aventura solo de Sábia e outra de Jubileu.
Positivo/Negativo: Chuck Austen continua com sua novela, aumentando as intrigas e os conflitos amorosos, mas ainda não consegue empolgar. Mesmo os desenhos de Larocca não ajudam a melhorar o todo.
Novos Mutantes apresenta uma boa história nesta edição, contando em paralelo as histórias de Laurie Collins e Rahne. Vale a pena conhecer a vida dessas duas mutantes tão diferentes que se apaixonam por Josh, cada uma a seu modo.
Tanto a história de Sábia quanto a de Jubileu foram extraídas de X-Men Unlimited, uma revista de histórias curtas fechadas. Raramente se salva uma boa trama nesta série, a de Sábia não é uma exceção, apesar dos desenhos de Ben & Ray Lai serem razoáveis, o todo é bem fraco.
Já Jubileu pode agradar os fãs de Novos Mutantes, pois é uma história leve, de adolescente, com um traço no estilo mangá muito bem feito.
Ecos do Amanhã, a última história da fase de Morrison nos X-Men representa bem o trabalho do autor no título. Ele foi revolucionário, fez coisas com os personagens que poucos ousariam. Mudou bastante a dinâmica do grupo, tanto que não se pode ter idéia de como serão as aventuras daqui para frente ou o que será aproveitado dessa fase.
Não há dúvidas que dar essas "chacoalhadas" de tempos em tempos é legal, mas qualquer roteirista deveria pensar no que virá depois que acabar suas histórias, para não correr o risco de se tornar um best seller que enterrou o título após sua passagem.
Isso só com o tempo poderá ser avaliado. Por enquanto, resta especular sobre o que foi deixado sem explicação e aproveitar o bom trabalho que Silvestri fez no traço.
Classificação: