X-MEN # 55
Título: X-MEN # 55 (Panini
Comics) - Revista mensal
Autores: Fabulosos X-Men - Chris Claremont (roteiro) Alan Davis (desenhos);
Novos X-Men - Academia X - Nunzio Defilippis, Christina Weir (roteiro) Paco Medina (desenhos).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Julho de 2006
Sinopse: Fabulosos X-Men - Em sua batalha pela convivência pacífica entre humanos e mutantes, os X-Men já sofreram dolorosas baixas. Por mais de uma vez, entretanto, esses heróis conseguiram ludibriar a própria morte, provando que milagres acontecem. Adivinhe quem está de volta...
Novos X-Men - Academia X - A inteligência de David lhe deu poder ilimitado, agora ele é, literalmente, o dono do mundo.
Positivo/Negativo: Três partes de um arco de arco de Chris Claremont. Quem acredita que as pessoas têm algum preconceito em relação ao roteirista, leia esta edição e entenda que não é maldade, as histórias dele ficaram chatas mesmo. Ele perdeu a mão, além do bom senso sobre a limitação dos poderes dos personagens.
Por exemplo, Rachel é capaz de desligar os poderes dos outros X-Men e, ao mesmo tempo, usar a telecinesia para alterar sua própria estrutura genética para virar um dinossauro, mas não consegue resistir a um ataque mental de um dinossauro mutante que, segundo ele mesmo, é menos poderoso que a heroína.
Sobre a Psylocke, ainda é difícil falar. Ela voltou sem grandes explicações e tanta coisa acontece ao mesmo tempo, que metade do arco se passou e nada é esclarecido. Para completar, a terceira história se encerra com todo o pessoal da Terra Selvagem se juntando aos X-Men, como se a revista já não tivesse coadjuvantes o suficiente.
O desenho de Alan Davis é bom, mas em várias cenas deixa a desejar. A falta de capricho gera faces distorcidas e outras imperfeições. Outra coisa que incomoda é que quase metade da revista tem seus quadrinhos feitos na diagonal inclinada para a direita.
Mas é difícil culpar só o artista pela narrativa visual pobre, quando se sabe que Claremont é conhecido por seus roteiros antiquados que não dão muito espaço para criar as páginas da melhor forma possível.
Novos X-Men - Academia X mostra o que parece ser um futuro alternativo, no qual David virou presidente dos Estados Unidos. É até interessante ver como os personagens evoluíram, mas, conforme a trama vai ficando forçada, o leitor logo percebe que tudo não passa de um "sonho".
No geral, é uma história com uma lição de moral sobre conquista sem esforço. Não é grande coisa, mas, pelo menos, não é longa demais a ponto de se tornar chata.
Classificação: