X-MEN # 69
Título: X-MEN # 69 (Panini
Comics) - Revista mensal
Autores: X-Men - Mike Carey (roteiro) e Chris Bachalo (arte);
Fabulosos X-Men - Chris Claremont, Tony Bedard (roteiro) e Clayton Henry (desenhos);
Giant-Size X-Men - Chris Claremont (roteiro) e Rick Leonardi (desenhos);
Novos X-Men - Craig Kyle, Chris Yost (roteiro) e Paco Medina (desenhos).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Setembro de 2007
Sinopse: X-Men - Enquanto os X-Men tentam resgatar um mutante preso em um suposto hospital, Dentes-de-Sabre vai até a Mansão X.
Fabulosos X-Men - Na sua tentativa de resolver alguns problemas políticos da África, Tempestade foi atacada e muito ferida. Agora, seus amigos precisam protegê-la e evitar que uma guerra destrua os pouco civis sobreviventes.
Giant-Size X-Men - Logo quando o Professor X reuniu uma segunda formação oficial dos X-Men, Tempestade e Pássaro Negro tiveram sérios problemas para se adaptar à equipe.
Novos X-Men - Depois do ataque de Stryker, Miss Marvel vai conversar com os X-Men sobre a morte do Ícaro e a lei de Registro de Super-Humanos.
Positivo/Negativo: Sempre que começa uma nova fase em X-Men, surge uma grande expectativa se, enfim, a revista vai melhorar. Por esta primeira edição, parece que não.
Na verdade, o surpreendente é como é difícil entender esta primeira história. O problema começa pela capa que mostra Estrela Polar e sua irmã atuando juntos, sendo que um está morto e a outra, no mínimo, desaparecida. Depois, no miolo, há outra situação sem a menor explicação: o Professor Xavier aparece andando pela Mansão X e dando palpites nas decisões de Ciclope.
Na última vez que Xavier foi visto, além de ter sido revelado mais um grande pecado do seu passado, Ciclope tinha peitado seu mentor e dito que ele não tinha lugar na Escola, uma vez que ele não era mais mutante. De lá para cá, nada de novo aconteceu referente a esse assunto, mas parece que essa decisão foi revogada.
Além disso, há três tramas bastante confusas acontecendo: Dentes-de-Sabre, que claramente perdeu os poderes, mas não sabe disso, vai procurar abrigo com os X-Men; duas pessoas estranhas explodem toda uma região e incriminam os X-Men; e Karima Shapandar (que estava em Genosha com o Novo Excalibur antes do Dia M) é resgatada de um laboratório.
Junte-se a toda essa bagunça um desenho todo explosivo e cheio de detalhes e estilizações, e tem-se uma edição quase incompreensível.
Fabulosos X-Men apresenta uma aventura para "cumprir tabela". Como Tempestade estará indisponível para os títulos mutantes por um tempo e faz parte de um grande evento, o Casamento do Século, as pontas soltas e histórias que estavam em andamento precisam ser fechadas. É o que ocorre nesta edição.
Sem grandes explicações, muita pancadaria e uma viagem mental finalizam a fase da Tempestade vagando pela África tentando resolver os problemas do continente.
Obviamente, naquelas coisas do acaso que só a ficção mais forçada pode mostrar, no final da história, depois de todos salvos, do nada aparece a avó por parte de mãe de Tempestade para lembrá-la de sua herança como princesa de uma tribo africana.
Giant-Size X-Men é mediana, na medida para tampar um buraco nesta edição do mix nacional de X-Men.
Agora, uma boa surpresa vem no final da revista, com a história de Novos X-Men. Não pela trama em si, mas por sua ligação com Guerra Civil. Não é nada espetacular, mas a cena em que Emma e Miss Marvel discutem sobre a Guerra Civil é genial.
Carol tenta argumentar sobre o incidente que iniciou a Guerra e Emma rebate que eles sabem como aconteceu, porque estavam lá ajudando, mas os Vingadores e os outros heróis nunca estiveram nos diversos massacres que os mutantes sofreram.
Chega a ser chocante a lógica e a projeção das imagens que Emma faz na mente de Carol.
Classificação: