X-MEN EXTRA # 49
Título: X-MEN EXTRA # 49 (Panini
Comics) - Revista mensal
Autores: Os Surpreendentes X-Men - Joss Whedon (roteiro) e John Cassaday (desenhos);
Excalibur - Chris Claremont (roteiro) e Aaron Lopresti (desenhos);
X-Táticos - Peter Milligan (roteiro)e Mike Allred (arte);
Exilados - Tony Bedard (roteiro) e Mizuki Sakakibara (arte).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Janeiro de 2006
Sinopse: Os Surpreendentes X-Men - Ciclope e sua equipe invadem os Laboratórios Benetech, deixando o Instituto à mercê do impiedoso Ord.
Excalibur - Para rechaçar o ataque dos Magistrados, os mutantes de Genosha têm apenas duas opções: união... ou morte.
X-Táticos - A última aventura dos X-Táticos.
Exilados - A equipe recebe um novo integrante.
Positivo/Negativo: Os Surpreendentes X-Men continua excelente. Tanto na arte quanto na história, esta é uma série que vale a pena ler. A idéia de Ord utilizando o soro para a "cura" dos mutantes como arma foi ótima.
Agora, quanto à volta de Colossus, ainda não foi dada explicação alguma. Mas a cena final da aventura, com ele ajoelhado perguntado se estava finalmente morto, foi bem chocante. A única coisa que prejudicou um pouco essa seqüência foi o fato de estar escura demais.
Excalibur é o título mais fraco do mix. Contudo, esta edição, com ação do começo ao fim, é até aceitável. Os desenhos são medianos, mas funcionam para a história.
E chegou o fim de X-Táticos. Certamente, muitos ficarão tristes, pois o título foi ótimo. Conseguiu dar um enfoque diferente aos grupos de mutantes, tirar sarro de várias coisas, trazer um desenho mais alternativo e personagens cativantes. No entanto, como tudo tende a perder a graça, é bom ver que hoje ainda há artistas dispostos a parar com uma revista quando ela está no auge.
Essa atitude, que pessoas como, por exemplo, Chris Claremont nunca tiveram, garante um fim digno e evita aquelas continuações intermináveis que deixam os leitores fiéis constrangidos e saudosos do tempo que as histórias eram bacanas. X-Táticos soube fazer uma entrada triunfal, manteve a qualidade e terminou da melhor forma possível.
A troca na equipe dos Exilados foi meio estranha. É difícil imaginar como alguém que não o Grant Morrison consiga trabalhar com um personagem como o Bico. Mas é esperar para ver o que será sua participação na equipe.
Para aqueles que ficaram curiosos com o destino de Nocturna, mas não querem
ler uma revista sem graça como X-Men #
49, basta clicar no link.
Classificação: