X-MEN EXTRA # 66
Título: X-MEN EXTRA # 66 (Panini
Comics) - Revista mensal
X-Men - Gênese Mortal - Ed Brubaker (roteiro) e Trevor Hairsine (desenhos);
Exilados - Tony Bedard (roteiro) e Mizuki Sakakibara (arte);
Novo Excalibur - Chris Claremont (roteiro) e Steven Cummings (desenhos).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Junho de 2007
Sinopse: X-Men: Gênese Mortal - Na ilha Muir, Xavier é obrigado por Vulcano a revelar o que realmente aconteceu na ilha viva Krakoa e como os X-Men originais foram salvos à custa das vidas de um grupo secreto de jovens mutantes.
Exilados - Hipérion é praticamente invencível, mas, graças a Bico, os heróis terão o reforço de duas versões alternativas de Hipérion.
Novo Excalibur - O grupo faz sua primeira missão oficial resgatando as vítimas de uma explosão causada por um mutante que perdeu seus poderes. Enquanto isso, Sábia lidera a remoção dos X-Men Malignos para uma nova prisão.
Positivo/Negativo: Esta edição chama a atenção por ter duas conclusões de arcos de histórias.
X-Men - Gênese Mortal acabou se revelando uma minissérie interessante e, certamente, importante na cronologia. A série mudou a história de Krakoa e os Novos X-Men da década de 1970, inseriu um novo time secreto como mais um dos segredos sujos de Xavier, apresentou dois novos mutantes que poderão ser usados a qualquer momento (Vulcano e Darwin) e trouxe o Professor de volta após os eventos da Dinastia M.
Teve seus pontos baixos, como a forma forçada como Darwin sobreviveu, mas também um ótimo momento no diálogo final entre Scott e Xavier. Não dá para dizer que a atitude de Ciclope deveria ser diferente. Mesmo assim, é surpreendente vê-lo peitando seu mentor e expulsando-o do próprio instituto.
Depois dessa história tensa, duas edições de Exilados. E não é apenas o final de um arco, mas de um ciclo que começou muito bem, 64 edições atrás, deu uma balançada do meio para frente, e agora pode ganhar um novo fôlego com os personagens sendo donos do seu próprio destino e, provavelmente, continuando a consertar as realidades por vontade própria.
No geral, o final foi mediano, uma aventura bacana, com muita ação, um desenho razoável e algumas sacadas inteligentes.
Novo Excalibur, como sempre, não precisa de muitos comentários. A história é fraca, cheia de clichês, com um desenho cansativo. Para quem não sacou o que vai acontecer na próxima edição, Black Tom Cassidy era o melhor amigo do Fanático e, depois que sua mutação secundária o transformou em uma espécie de planta, Cain ficou tão perdido que acabou se tornando um X-Men.
Agora, novamente, a lealdade de Cain será testada.
Classificação: