X-MEN EXTRA # 72
Título: X-MEN EXTRA # 72 (Panini
Comics) - Revista mensal
Surpreendentes X-Men - Joss Whedom (roteiro) e John Cassaday (desenhos);
Exilados - Tony Bedard (roteiro) e Paul Pelletier (desenhos);
Excalibur - Frank Tieri (roteiro) e Michael Ryan (desenhos).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Dezembro de 2007
Sinopse: Surpreendentes X-Men - Enquanto os X-Men têm que lidar com o ataque de Perigo e Ord, Ciclope detém Emma e revela a verdade sobre o ataque do Clube do Inferno.
Exilados - No Novo Universo, os Exilados precisam convencer Estigma de que ele corre perigo e ainda tentar salvar o Mímico.
Excalibur - O grupo volta no tempo para Camelot junto com o Cavaleiro Negro original. E todos lutam lado a lado com a lendária corte do Rei Arthur para deter um ataque de dragões.
Positivo/Negativo: Surpreendentes X-Men é uma revista que, depois do começo com dois arcos geniais, passou a gerar muita expectativa. Este arco tem mostrado boas histórias, mas nada tão revolucionário. É o que se reflete nesta edição.
O número anterior terminou o Ciclope dando um tiro e matando Emma Frost, uma cena que, provavelmente, alguns leitores tinham o desejo de ver, mas não esperavam que acontecesse. Agora, como era previsível, logo de cara é dito que aquela não era a verdadeira Emma e que nem o Clube do Inferno estava atacando, era tudo um estratagema de Cassandra Nova.
A vilã criada por Grant Morrison em sua passagem pelo título dos mutantes teria implantado na mente da Rainha Branca uma sugestão psíquica e estava induzindo-a a derrotar os X-Men e libertá-la da prisão no subsolo da mansão.
O problema é que muita coisa acontece ao mesmo tempo, deixando a trama meio atropelada. No meio de todo o problema com Cassandra, o Fera e o Wolverine estão se recuperando e tendo que lidar com o Ord e Perigo. Soma-se isso com a Kitty Pride surtada querendo matar Emma e o final com todo o grupo sendo seqüestrado pela E.S.P.A.D.A.
No geral, é uma história boa - nada mais. Especialmente pela arte sempre muito caprichada de Cassaday.
Exilados é um título que começou bastante divertido, mas hoje, amarrado numa forma narrativa altamente repetitiva, tem apenas uma edição interessante por arco, quando mostra a realidade para onde eles estão indo. Depois, nada se salva e até um momento importante, como a morte do Mímico, fica sem graça.
Já Excalibur surpreendeu. Mesmo com o desenho comum e que pouco acrescenta, diverte com uma aventura que lembra a fase clássica do título. Continuando a história da edição anterior com a presença do Cavaleiro Negro, o grupo contracena com os heróis máximos das aventuras de cavalaria e ajuda a evitar um ataque de dragões alienígenas.
Classificação: