X-MEN – O FIM: SONHADORES E DEMÔNIOS # 3
Título: X-MEN - O FIM: SONHADORES E DEMÔNIOS # 3 (Panini
Comics) - Minissérie em três edições mensais
Autores: Chris Claremont (roteiro) e Sean Chen (desenhos).
Preço: R$ 5,90
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Setembro de 2005
Sinopse: Antigos inimigos partem para uma grande investida contra todas as gerações de X-Men. Conheça os verdadeiros responsáveis pelo fim dos heróis mutantes.
Positivo/Negativo: Até a edição anterior, Chris Claremont mereceu alguns elogios, mas nesta só reforçou o que vem mostrando em seus outros trabalhos na atualidade: ele não é mais o mesmo.
A história que ele começou a contar na primeira edição foi ignorada nas seguintes, deixando o leitor sem saber o que aconteceu.
A trama do Sr. Sinistro na segunda edição também foi abandonada nesta, deixando a mesma interrogação. Então, se está se perguntando o que aconteceu nesta revista, bem... Ele contou outra história sem dar muitas explicações e deixado mais dúvidas no ar.
Para justificar o título da minissérie, Claremont mostrou mais uma destruição do Instituto Xavier, a morte de alguns coadjuvantes que nunca foram apresentados e o Professor Xavier dizendo a Magneto que seus alunos estão mortos, como se isso nunca tivesse acontecido antes.
Fora isso, há outros dois problemas na revista. Com a quantidade de personagens secundários que há muito tempo não dão as caras alguém sem conhecimentos avançados sobre a cronologia mutante fica sem entender boa parte da história.
O segundo é o momento que a Panini decidiu publicar a série, que se refere a fatos que ainda não aconteceram no Brasil, como a volta de Magneto, a morte da mãe de Carter e de Alex Summers, entre outros personagens e situações inéditas por aqui. Isso dificulta a compreensão e estraga várias surpresas.
Quanto aos desenhos, Sean Chen não é de todo ruim e tem uma narrativa visual boa, mas peca nas expressões faciais.
Classificação: