XIII # 2 - TODAS AS LÁGRIMAS DO INFERNO
Título: XIII # 2 - TODAS AS LÁGRIMAS DO INFERNO (Panini
Comics) - Série mensal
Autores: Jean Van Hamme (roteiro) e William Vance (desenhos).
Preço: R$ 22,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Junho de 2006
Sinopse: Acusado num tribunal de assassinar o patriarca da família Rowland, Treze conseguiu convencer o juiz Bowler de que estava insano. Assim, foi enviado para o manicômio judiciário de Plain Rock. Lá, é tratado de modo diferenciado pelo Dr. Johansson, que tem a missão de fazê-lo recuperar a memória, a qualquer custo.
Convivendo com tipos malucos e com pessoas aparentemente normais, como o jovem Billy, Treze sabe que precisa fugir dali para prosseguir em sua busca de identidade e na recuperação de sua memória. Afinal, seria ele Steve Rowland? Ou então Ross Tanner? Ou, ainda, o misterioso mercenário chamado Jason Fly?
As viagens de Treze, aparentemente auxiliado pela Tenente Jones, estão apenas no início.
Positivo/Negativo: Este segundo volume traz as últimas aventuras publicadas pela Dupuis e o início da fase da Dargaud. Também marca, portanto, o fim dos pequenos ganchos no meio de cada álbum original (as edições da Panini compilam dois) para uma história um pouco menos fracionada a partir do quarto álbum europeu. E isto tem implicações na cadência da série.
É notória a diferença de ritmo entre a parte três (Toutes les Larmes de l'Enfer, 1986) e a quatro (Spads, 1987). Enquanto a primeira possui viradas rápidas, mais ação e menos texto, na segunda havia uma necessidade de inclusão de novos elementos para que a trama se sustentasse, implicando em diálogos gigantescos, seqüências sonolentas e explicações demais ao seu final.
Ainda que bem escrita e com a trama bem-solucionada, afinal, é uma parte menor em termos de narrativa gráfica em relação à maioria dos capítulos da obra.
Neste segundo álbum da Panini (já com os erros de encadernação, verificados na edição de estréia, corrigidos) ocorre a introdução de mais alguns personagens que compõem a trama intrincada de XIII: a Sargento Betty; o Coronel McCall; o candidato a presidência Wally Sheridan (irmão do presidente assassinado em Dia do Sol Negro) e o conselheiro político do presidente em exercício Joseph K. Galbrain, chamado Calvin Wax.
Apesar de a inserção de mais páginas resultar num aumento de preço, numa trama em que informações adicionais parecem ser essenciais continuam fazendo falta matérias ou notas contextualizando personagem e épocas.
Também há a questão do resumo do episódio anterior, conciso demais. Talvez algo como um "carômetro", apresentando os personagens vitais a cada edição (cada "foto" viria acompanhada de um pequeno texto), fosse mais elucidativo. Fora isso, editorialmente, o álbum está muito competente.
O final leve do capítulo quatro da saga chega a ser um contra-senso, numa história em que tanta informação foi colocada. Mas é a partir deste ponto que a trama esquenta. Então, acumular a informação até aqui é essencial. Mesmo com os altos e baixos registrados nesta edição em particular.
Classificação: