XIII # 3
Título: XIII # 3 – ALERTA VERMELHO MÁXIMO (Panini
Comics) - Série mensal
Autores: Jean Van Hamme (roteiro) e William Vance (desenhos).
Preço: R$ 22,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Julho de 2006
Sinopse: O enterro do patriarca da família Sheridan é o palco para um novo atentado envolvendo a presidência norte-americana. Desta vez, contra Wally Sheridan, irmão do mandatário assassinado em O Dia do Sol Negro e candidato oposicionista ao cargo.
O cenário está pronto para a tentativa de se colocar os Estados Unidos sob o jugo militar e golpista. É a operação Alerta Vermelho Máximo, que aparenta ser apenas mais um exercício das Forças Armadas, mas é muito mais do que isso.
Parcialmente alheios a isto, Treze, a Tenente Jones e a Sargento Betty Barnowsky tentam sair do buraco terceiro-mundista no qual estão enterrados, para, é claro, tentar impedir a conclusão do grupo secreto que tenta impingir aos Estados Unidos uma ditadura silenciosa.
Na mesma edição, Jason Fly descobre uma pista certeira sobre seu passado, descobrindo a primeira pessoa que realmente o reconhece, depois de um grande hiato de vida desmemoriada.
Positivo/Negativo: Este álbum marca a conclusão do primeiro arco de histórias de XIII, fechando - aparentemente - a conspiração (que envolvia setores militares) que pesava sobre si. Um último personagem surge: o General Standwell, parte integrante da trama futura.
Claramente se vê que há dois grupos militares com objetivos distintos, que podem ser representados pelos generais Carrington e Standwell. E, ainda que pareçam estar em lados opostos, convém não ser maniqueísta quanto a ambos.
Já a grande revelação da identidade do Número II é bem conduzida e leva a algumas hipóteses interessantes. A principal delas: teria o grupo conspiratório atingido o seu objetivo?
Na segunda história, passada algum tempo depois da normalização da vida dos protagonistas, Jason Fly segue um pista em busca de seu passado, que aparentemente possui demasiados mistérios para apenas uma identidade.
O leitor também acompanha com tristeza o destino clínico de um dos personagens, marcado para sempre pelos atos ocorridos no Alerta Vermelho Máximo. E, finalmente, o Mangusto volta a dar as caras, após um pequeno período sumido.
Novamente, uma edição sem requintes da Panini: dois álbuns compilados (Rouge Total, 1988, e Le Dossier Jason Fly, 1989) e duas histórias dinâmicas. Ao final da primeira, fim do arco inicial, um pequeno o-que-houve-com-cada-um, para lembrar que alguns deles podem não aparecer nas HQs subseqüentes.
Pequena comida de bola editorial: o coronel McCall passa a se chamar MacCall (contrariando o que está em seu uniforme). A ausência de textos informativos e que situem melhor o leitor historicamente é mais uma vez sentida. Talvez se fossem usadas a segunda ou a terceira capas...
O destaque da edição é para o roteiro de O Dossiê Jason Fly, pois leva o leitor à clara conclusão de que, finalmente, Treze tem uma identidade que não possa ser contestada.
Ledo engano.
Classificação: