YU YU HAKUSHO # 18
Título: YU YU HAKUSHO # 18 (Editora JBC) - Revista mensal
Autores: Yoshihiro Togashi (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 4,90
Número de Páginas: 112
Data de lançamento: Janeiro de 2004
Sinopse: Enquanto o Torneio das Trevas se aproxima das semifinais, Yusuke recebe da mestra Genkai a provação final de seu árduo treinamento. Se passar, ele finalmente será o legítimo sucessor dela. Se falhar, não vai sobrar muito dele para contar história.
Pior para seus amigos, que precisam encarar uma equipe cujos integrantes são baseados em lendas japonesas. E um deles consegue forçar Kuruma a revelar sua verdadeira forma de youkai ("demônio").
Positivo/Negativo: Yu Yu Hakusho é um mangá moldado pelo gosto dos leitores da revista Shonen Jump, muito influenciado na época pelas intermináveis batalhas de Dragon Ball Z. Isso pode ser facilmente comprovado quando comparamos os episódios iniciais com esta fase atual.
No começo, o herói era um fantasma que ajudava outros fantasmas a encontrar a paz final, enquanto esperava uma chance de voltar a viver. Esse clima espiritual, porém, não sobreviveu muito tempo e degringolou para a pancadaria pura.
Não que isso seja ruim em si, mas é extremamente necessário que o autor saiba como trabalhá-la. Ou seja, ele precisa ter domínio de anatomia para coreografar as lutas direito, necessita saber dosar a força dos personagens e, assim, dificultar o caminho dos heróis.
Yoshihiro Togashi não se preocupa muito com isso. Ele simplesmente escala meia-dúzia de gatos pingados para distrair o leitor, enquanto a grande decisão não chega.
O que se vê é um desfile de combates e oponentes enfadonhos, que, às vezes, nem servem como alívio cômico. Uma vez ou outra, há uma luta mais empolgante, mas ela acaba se perdendo no meio das outras. É um resultado desigual demais para uma série que prometia tanto, embora mais triste ainda seja notar que estas fases de torneio fazem mais sucesso entre os fãs do que as outras.
Como diria Charlie Brown: que lástima!
Classificação: