Yuyu Hakusho # 19
Editora: JBC – Revista mensal
Autor: Yoshihiro Togashi (texto e arte).
Preço: R$ 15,90
Número de páginas: 192
Data de lançamento: Abril de 2016
Sinopse
O Torneio de Unificação do Mundo dos Demônios chega ao fim. Quem será o novo soberano? Termina a jornada de Yusuke e seus amigos.
Positivo/Negativo
Sucesso entre os fãs devido à grande explosão de animês nos anos 1990, na extinta Rede Manchete, chega ao fim o mangá Yuyu Hakusho, em uma bem-sucedida reedição da JBC para colecionadores.
Após a decisão das chaves do torneio na edição anterior, os dois primeiros capítulos são dedicados às lutas propriamente ditas. O autor acerta novamente ao optar por mostrar apenas alguns flashes da pancadaria, favorecendo os personagens principais.
Outro destaque é o vencedor do torneio, Enki, antigo companheiro de lutas de Raizen. Esse ponto é mais um diferencial do mangá, pois normalmente o protagonista ou um dos seus nakama saem vencedores. Enki decide, então, manter a paz com o mundo dos humanos e uma época de paz supostamente se inicia.
Outra boa sacada do autor para o desfecho foi criar uma aventura com Yusuke voltando à posição de Detetive Espiritual, remetendo ao início da série. Também em clima de despedida, são apresentadas diversas histórias curtas com personagens do título.
Destaque para o capítulo de Hiei, em que o leitor é finalmente apresentado à origem de Mokuro, uma das três demônios que desejavam o Makai para si.
Após uma última aventura no mundo espiritual, acontece o epílogo emocionante, em que os personagens vão ao funeral da Mestra Genkai, uma das personagens mais importantes da história.
Uma boa sacada da JBC foi apresentar diversos pin-ups de personagens neste último número. Aliás, a editora merece parabéns por toda essa republicação. Claro, pequenos erros existem, mas a qualidade da edição para colecionadores manteve-se sempre num bom patamar. Esta reedição de Yuyu Hakusho é para guardar na estante e ler, reler, apresentar para os amigos, filhos etc.
Classificação
.