ZAGOR # 122
Editora: Mythos - Revista mensal
Autores: Ade Capone (roteiro) e Gallieno Ferri (desenhos).
Preço: R$ 7,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: maio de 2011
Sinopse
O vale misterioso - Investigando o desaparecimento de um destacamento militar do Forte Willis em uma floresta distante de Darkwood, Zagor se envolve num confronto com índios e um grupo de homens brancos aparentemente controlados por uma entidade mística.
E ainda terá que evitar a retaliação do exército norte-americano contra tribos inocentes da floresta misteriosa.
Positivo/Negativo
A trama promete uma aventura no estilo místico ou de terror, comumente protagonizada
por Zagor. Mas O vale misterioso, primeira parte deste novo arco
de histórias do Espírito da Machadinha, apenas sugere esses elementos fantásticos,
posto que o roteiro de Capone sinaliza - ao menos por enquanto - se mostrar
do tipo "nem tudo é o que parece ser".
O que se destaca na HQ ainda é o bangue-bangue tradicional, com bandidos cruéis em fuga da justiça - e promovendo outros crimes pelo caminho -, um comandante militar rancoroso contra os índios e, claro, muito tiroteio e combate corpo a corpo.
A ação é constante desde o início da aventura, pontuada pelo mistério sobre o desaparecimento de um destacamento militar, o suposto envolvimento de uma tribo Onondaga nesse evento e a presença de uma entidade divina indígena que parece controlar um grupo de homens brancos para agir por ela.
Não seria espantoso se, nas próximas histórias do arco em três partes, esses guerreiros se revelarem como sendo os militares desaparecidos. E isso acaba se apresentando tão óbvio nesta edição, que não seria demais imaginar tratar-se de uma "pegadinha" de Capone para levar o leitor a uma dedução equivocada.
Emoldurado pela sempre bela arte de Gallieno Ferri (um dos criadores de Zagor), esta HQ com jeitão de clássico pode não trazer nada de tão especial para colocá-la no panteão das grandes aventuras do Senhor de Darkwood. Mas é tão boa, que só lendo para saber o quanto anda ótima a fase do personagem no Brasil.
Classificação: