Confins do Universo 214 - Assim como nossos pais...
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

ZAGOR ESPECIAL # 1

1 dezembro 2001

Zagor Especial #1Título: ZAGOR ESPECIAL # 1 (Mythos Editora) - Edição especial

Autores: A. Castelli (texto) e F. Donatelli (desenhos).

Preço: R$ 8,90

Data de lançamento: Agosto de 2002

Sinopse: Pequenos Assassinos - Dois ladrões interessados num veio de ouro localizado em terras indígenas passam-se por cientistas e acompanham o desenvolvimento de uma nova espécie de peixes, semelhantes a piranhas.

Quando a espécie está desenvolvida, dão cabo do cientista e espalham os animais nas águas do Rio Darkwood. Tal atitude causa profundo desequilíbrio no ecossistema da região, além de fazer várias vítimas humanas, devoradas sem piedade pelos peixes.

Os índios da região acreditam que maus espíritos os estão assombrando, e que a solução está no extermínio de todos os "caras pálidas" da região. Cabe a Zagor, o Espírito da Machadinha, evitar a guerra entre brancos e índios, e livrar o importante Rio Darkwood da praga que o infesta.

Positivo/Negativo: A produção de quadrinhos pelos italianos (os fumetti) é consistente, variada e, em sua maioria, de qualidade irretocável.

Os leitores acostumaram-se, ao "degustar" um fumetto, a jamais encontrar soluções fáceis e banais para as tramas, e tampouco situações infantilizadas e por demais surreais. Habituaram-se a intrigar-se e fascinar-se com os enredos envolventes, inteligentes e muito bem conduzidos. Não é isso o que se verifica nessa edição.

Za-gor-te-nay, tremendo egocêntrico, tal qual um Thomas Green Morton de tempos passados, usa de truques baratos para impor respeito entre os povos indígenas, enquanto os brancos quase ignoram sua existência. Arvora-se de uma vontade irrefreável de fazer justiça, mas a impressão que fica ao final da leitura é a de que ele só fez o que fez para preservar sua autoridade frente aos "peles vermelhas".

Não bastasse isso, o roteiro traz situações até constrangedoras para aqueles leitores acostumados à crueza e veracidade de Ken Parker e de Tex. Como explicar que os "pequenos assassinos" hesitem inexplicavelmente em atacar Zagor e seu sidekick Chico quando estes estão à sua mercê, sendo que somente alguns quadrinhos antes um bandido havia sido devorado em segundos pelos mesmos peixes?

Esse é só um exemplo das várias incongruências presentes no decorrer da história, que podem fazer com que o leitor, ao seu término, retenha uma impressão nada benfazeja dos fumetti.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA