ZAGOR ESPECIAL # 6
Título: ZAGOR ESPECIAL # 6 (Mythos
Editora) - Revista sem periodicidade regular
Autores: Moreno Burattini (roteiro) e Marco Laurenti (desenhos).
Preço: R$ 14,90
Número de páginas: 192
Data de lançamento: Agosto de 2006
Sinopse: Zagor e Chico resolvem ajudar sua amiga Rita a provar a inocência de seu irmão Elias, acusado de homicídio. O Espírito da Machadinha e seu parceiro terão com muitos obstáculos para livrar o rapaz da prisão, ao mesmo tempo em que encontrarão com personagens ambíguos e índios ferozes.
Enquanto isso, Elias, que tem problemas mentais, é envolvido por outros presos numa rebelião e escapa da cadeia.
Positivo/Negativo: Um dos trabalhos mais populares de Moreno Burattini, editor de Zagor na Itália e um dos grandes responsáveis pelo revigoramento do personagem, após alguns anos de baixas vendas em seu país de origem. O autor volta a roteirizar Zagor Especial, depois da edição 5, muito aclamada no Brasil (com a aventura O homem do rifle).
Na primeira parte da revista, Zagor não entra realmente em ação. Se é verdade que sua aparição inicial é imponente (com sua potente machadinha cortando o ar em direção à mão armada de um bandido), o mesmo vale para o começo de O pântano dos condenados, uma introdução aos personagens que atuarão nas páginas seguintes. Burattini estabelece forte traços de caráter para cada um, personalidades verossímeis e que fogem ao maniqueísmo praticado por muitos escritores da Bonelli Comics.
Os desenhos de Marco Laurenti são belos e ricos em detalhes. Inquestionável a diferença de seu Senhor de Darkwood para o de artistas clássicos como Gallieno Ferri (o outro autor de O homem do rifle): aqui, Zagor é cabeludo, mal-encarado, grande e intimidador.
Também merecem destaque na arte de Laurenti o trabalho com as sombras, as ágeis cenas de violência e o cuidado com que retrata as mulheres, sempre sensuais e interessantes. Rita, com sua calça justa e grandes glúteos, é certamente uma das mais bonitas moças que apareceram em Darkwood.
A edição da Mythos está caprichada, com um artigo de Moreno Burattini separando as duas partes da história. A aventura continua na próxima edição, após várias reviravoltas e acontecimentos. Zagor ainda não cumpriu seu objetivo, mas se encontrou com o irmão de Rita e concentra suas forças em protegê-lo dos verdadeiros criminosos, que querem vê-lo morto.
Elias sabe a identidade do homicida e homens impiedosos tentarão se livrar dele a qualquer custo. O Espírito da Machadinha ainda tem que lidar com uma tribo de furiosos indígenas, encarregados de acabar com a vida dos fugitivos da prisão... justamente o grupo em que Zagor e Elias se encontram.
Aos zagorianos de longa data, Baby Sullivan (Zagor # 17, da Vecchi) reaparece disposto a ajustar antigas contas com o Senhor de Darkwood. E não é o único dos perigos que Zagor enfrentará na próxima edição.
Classificação: