ZAGOR EXTRA # 35
Título: ZAGOR EXTRA # 35 (Mythos
Editora) - Revista mensal
Autores: Moreno Burattini (roteiro), Alessandro Chiarolla (desenhos) e Gallieno Ferri (capa).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Fevereiro de 2007
Sinopse: Lancaster, um comerciante sem escrúpulos, fez o chefe Tahchee assinar uma declaração passando a ele as terras dos cherokees.
No entanto, com a ajuda de Zagor, o advogado indígena Satko consegue demonstrar no tribunal que o documento é falso, porque Tahchee não é chefe de todos os cherokees, que se organizaram numa república, com parlamento e presidente.
Mas o vilão Lancaster não vai desistir de ter as valiosas terras dos índios.
Positivo/Negativo: Desde meados do ano passado Moreno Burattini não dava as caras em Zagor Extra. Acompanhando a sua volta, há o retorno de Satko, o corajoso advogado cherokee cujo nome foi título de uma edição especial lançada pela Editora Globo em 1988.
Já Chiarolla mostra-se como um artista cada vez mais constante no gibi. Aproveitando a publicação de diversas histórias desse desenhista, é curioso comparar a mudança de seu estilo ao longo dos anos (lembrando que esta aventura é de 1996, e aquela do Zagor # 71 é de 2002). Se a mudança foi para melhor, cabe a cada leitor decidir.
No mais, o trabalho de Alessandro Chiarolla continua merecendo elogios, apesar de o rosto de Satko, em alguns momentos, ser semelhante demais ao de Zagor.
O roteiro é bom, destacando-se por alguns elementos peculiares, a começar pelo fato de que boa parte do drama e suspense da aventura ocorre em um tribunal, em vez de mostrar Zagor batendo pistas à caça dos bandidos. É uma bela oportunidade para Satko mostrar sua lábia, o que faz muito bem.
Justamente por isso, o Espírito da Machadinha, no geral, aparece menos do que o costume, tal como Chico.
Ao longo da trama, vê algumas vezes o aviso "Histórico", sinalizando os fatos. Ou seja, ficção enriquecida por um pouco de informações verídicas, resultado de pesquisas precisas do roteirista Moreno Burattini. O final é tenso e deixa o leitor ansioso pela próxima edição.
Apesar de ter pouca relação com a aventura, a capa chama a atenção.
Classificação: