Lugar de quadrinhos é no vaso sanitário!
Jim Lee, Ed Brubaker, Brian K. Vaughan, Judd Winick, Erik Larsen, Stuart Moore e vários outros artistas menos ou mais conhecidos são as estrelas de uma estranha e divertida exposição permanente em São Francisco, Estados Unidos.
O Comic Rockstars Toilet Seat Museum é o único no mundo dedicado a obras feitas em vasos sanitários. Ao contrário do que os mais apressados possam imaginar, porém, as artes ali expostas são desenhos feitos em tampas e assentos de privadas.
As ilustrações têm temas e níveis de escatologia variados. Há também desenhos mais leves, como o do Dr. Estranho voando e o do rosto sério da Mulher-Gato, mas o que impera são monstrengos, mortos-vivos, malucos defecando e imagens surrealistas.
Fundado em 2002, o museu está situado nas dependências de uma das mais famosas comic shops da cidade, a luxuosa Isotope. Os assentos e as tampas são oferecidos aos artistas que visitam o local em eventos especiais.
Pela qualidade dos desenhos expostos, todos muito caprichados e cheios de detalhes, é fácil supor que os quadrinhistas entram de corpo e alma na brincadeira e se divertem com aquilo.
Tanto que, ali, não só os desenhistas puderam expressar sua arte. O escritor Warren Ellis, por exemplo, registrou o roteiro da primeira página de uma história (exclusiva para tampa de latrina, diga-se de passagem) em que Spider Jerusalém, da série Transmetropolitan, tem um momento de reflexão sentado no "trono".
Ler no banheiro é mesmo divertido.