Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Universo Paralelo

Quadrinhos gays evangélicos dividindo opiniões

6 outubro 2015

Quadrinhos e religião costumam firmar parcerias cujo resultado, via de regra, é a polêmica. Sejam as que ofendem os religiosos ou aquelas de teor cristão que propagam dogmas considerados arrogantes ou extremistas por quem não os aceita, HQs que abordam esse tema causam muitas reações nos leitores e a menos recorrente delas é a indiferença.

Mas a Tim Todd Ministries, entidade evangélica dos Estados Unidos, conseguiu desagradar, de uma só vez, a própria comunidade religiosa do país e a comunidade GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) .

Tudo porque, há alguns anos, a TTM distribuiu, para estudantes de escolas públicas norte-americanas, cerca de um milhão de exemplares de uma versão em quadrinhos do Novo Testamento, integralmente adaptado à linguagem dos jovens e a assuntos pertinentes a eles. Para os conservadores cristãos, isso foi um inenarrável sacrilégio, posto que mudanças na Escritura Santa seriam proibidas pelo próprio Livro Sagrado.

Essa Bíblia em quadrinhos, intitulada The Truth for Youth (A Verdade para a Juventude), com desenhos no estilo mangá e que propaga "verdades absolutas" sobre pornografia, evolucionismo e até mesmo o rock´n´roll, dentre outras abordagens direcionadas aos jovens, atacou em cheio o público GLBT.

No gibi, seis páginas tratam da homossexualidade, em uma história protagonizada por um garoto homossexual que é convencido a "mudar de vida" por um homem que afirma ter deixado de ser gay há 30 anos.

The Truth for Youth - pagina 1The Truth for Youth - pagina 6

Em alguns diálogos dos personagens, asteriscos são marcados para indicar passagens bíblicas que pretendem corroborar o discurso contra o relacionamento íntimo entre pessoas do mesmo sexo.

Para selar a pregação, uma mensagem no rodapé da última página da história dá um conselho: "Se você precisa se libertar da homossexualidade, vá ao www.exodus-international.org para uma ajuda confidencial". O site é da ONG Exodus International, dedicada à "conversão" de gays em heterossexuais.

Basta fazer uma rápida busca na grande rede para encontrar blogs e sites religiosos ou GLBTs dos Estados Unidos comentando a controversa iniciativa da TTM.

De um lado, evangélicos conservadores e literalistas bíblicos atacando o que afirmam ser a banalização do nome e dos preceitos do Livro Sagrado em uma revista em quadrinhos, além da adulteração de passagens da Bíblia; do outro, homossexuais acusando aquela entidade religiosa de propagar a discriminação e a intolerância.

Clique aqui para ler (em inglês) essa e todas as outras histórias em quadrinhos de The Truth for Youth e tire suas próprias conclusões.

Ironicamente, também foi lançada nos Estados Unidos, em 2007, uma curiosa HQ online que preconiza o homossexualidade como uma prática abençoada por Deus.

É um inusitado caso de HQ evangélica gay, cuja surpresa ainda maior reside no fato de que foi produzida sob encomenda de uma legítima entidade religiosa, a WeHo Church, a fim de auxiliar os homossexuais na luta contra o preconceito e a favor de sua integração social.

Ao contrário das outras HQs que exploram apenas o conceito erótico do assunto, Adam & Steve prega a tolerância e o entendimento de que "o amor de Deus é para todos", segundo expõe um dos trechos do diálogo entre os dois personagens na edição de estreia.

A HQ, escrita por Terry Brewer, com desenhos de Jake Myler, não tem nenhuma relação com o filme cômico gay de mesmo nome, lançado nos Estados Unidos em 2005. O nome forma um trocadilho para Adam e Eve (Adão e Eva).

Adam & Steve Página de Adam & Steve

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA