Saiba como Homer Simpson conseguiu interagir ao vivo com os telespectadores
No último dia 15 de maio, a série de desenhos animados Os Simpsons registrou um episódio histórico em seu currículo, ao transmitir três minutos de interação ao vivo com seus telespectadores.
Intitulado Simprovised, o episódio mostrou Homer Simpson respondendo às perguntas que os fãs faziam por telefone. A transmissão aconteceu nos Estados Unidos e no Brasil, simultaneamente, mas por aqui houve problema no áudio - no dia seguinte, um pedido de desculpas oficial, escrito pelo próprio Homer, foi endereçado ao fãs brasileiros.
Mas como foi possível fazer a interação entre perguntas ao vivo e a animação pré-gravada?
O Cartoon Brew publicou uma reportagem explicando os detalhes sobre a produção do segmento ao vivo do episódio.
As explicações técnicas podem resumidas da seguinte forma: um software especialmente desenvolvido pela Adobe foi manipulado pelo animador David Simons enquanto o dublador de Homer, Dan Castellaneta, respondia às perguntas.
O programa de computador enviou a sincronização labial ao vivo, sobreposta à animação pré-gravada, graças ao reconhecimento de cada letra e suas variações de pronúncia como um fonema individual, tudo previamente animado e arquivado no banco de dados.
Para saber todos os detalhes, clique aqui e leia (em inglês) a matéria do Cartoon Brew.
Assista abaixo ao segmento especial de Simprovised, que teve interações diferentes para a Costas Leste e Oeste dos Estados Unidos.
[youtube id="Bz0ShKbYOuw"]